A sociedade conectada em rede aprende de forma muito mais
flexível, através de grupos de interesse (listas de discussão), de programas de
comunicação instantânea e pesquisando nos grandes portais. Enquanto a escola mantém
rígidos programas de organização do ensino e aprendizagem, inúmeros grupos
profissionais trocam experiências de forma muito mais constante e aberta.
Este texto faz referência à forma como as tecnologias online
estão a ser utilizadas no ensino/aprendizagem e como se têm vindo a desenvolver
e a diversificar. A aprendizagem online é um instrumento de cooperação,
colaboração e comunicação que permite a aprendizagem, o ensino, a formação, um
apoio constante, através de tecnologias, de orientação, de interacção e de
diálogo entre professor e alunos/formandos.
As vantagens que podemos encontrar para esta aprendizagem é
a maior flexibilidade para os alunos, uma maior literacia científica, a
capacidade de reutilização dos materiais dos cursos, a maior capacidade de
transferência de colaboração.
O impacto multimédia no ensino, seja online ou presencial,
depende de certos princípios, os quais afectam o impacto multimédia na
aprendizagem. Que segundo Mayer (2001, p. 184) citado por Fahy (s/t) são os
seguintes:
1. Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir
de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas.
2. Princípio de contiguidade espacial: os alunos aprendem
melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas lado a lado
na página ou no ecrã.
3. Princípio da contiguidade temporal: os alunos aprendem
melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo
em vez de sucessivamente.
4. Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando
palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.
5. Princípio da modalidade: os alunos aprendem melhor a
partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã.
6. Princípio da redundância: as pessoas têm uma capacidade
limitada para processar material visual e auditivo que é apresentado
simultaneamente, portanto, os alunos aprendem melhor a partir de animação e
narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.
7. Princípio das diferenças individuais: os efeitos do
desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com
muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para
alunos de baixa capacidade espacial.
A multimédia é agora uma ferramenta de ensino bastante
utilizada, quer no ensino online quer face-a-face, precisamente por combinar
vários meios (textos, som, vídeo, animação, etc.). Contudo, ela por si só não
garante efectivamente a apreensão da mensagem, pelo que, torna-se necessário
alguns cuidados quer na sua produção enquanto material didáctico digital, quer
na sua utilização, de modo a que a aprendizagem aconteça de forma mais
efectiva. E, os sete princípios de Mayer (2001) acima apontados, orientam-nos
nesse sentido.
Para além destes sete princípios, o autor refere que o mundo
apresenta-se de uma forma diferente, sendo necessário investirmos neste novo
mundo que se conecta, desenvolve e evolui em passos gigantescos. Assim, através
das TIC e das ferramentas como: computador, retroprojector, ecrã de televisão,
filme, PDA ou smartphone, etc. a criatividade pode criar um ambiente de
aprendizagem onde os alunos podem adquirir mais conhecimentos e competências,
quer no ensino presencial, quer no ensino online. As ferramentas online incluem impressão e texto, vídeo e
gráficos e dispositivos móveis como PDA’s e smartphones.
Impressão e Texto
O texto é a forma de apresentação mais familiar. A impressão
era, inicialmente, o meio dominante na educação à distância. Os pontos fortes
da impressão e texto passam pelo baixo custo, flexibilidade e robustez,
portabilidade e facilidade de reprodução.
Gráficos e Vídeos
Os gráficos podem aumentar a motivação dos utilizadores. As
vantagens dos conteúdos de vídeo continuam a ser debatidas. Os gráficos devem
possuir características visuais que enfatizem detalhes relevantes para a aprendizagem.
Videoconferência
Permite a aproximação dos utilizadores geograficamente
dispersos e diminui a necessidade de deslocação dos alunos. À semelhança de
outros métodos, a videoconferência permite o estabelecimento de relações
sociais, a partilha de recursos e a cooperação entre os seus utilizadores.
Áudio: IPods, Leitores de MP3 e VoIP
Com o surgimento do IPod que permite a leitura integral de
downloads de som e imagem, bem como a partilha em tempo real de ficheiros,
ficou claro que este dispositivo poderia constituir um novo recurso para fins
educativos.
O VoIP, tal como
outras tecnologias de difusão, foi visto, quando surgiu, como um recurso
educativo promissor, dado que permite a ligação de telefones tradicionais aos
computadores e a realização de chamadas gratuitas (ex.: Skype) entre os
utilizadores.
O áudio online pode ser muito útil no ensino, dado que tem
como vantagens: ajudar à memorização, facilitar a organização de ideias, sendo
altamente motivador, e promover o desenvolvimento de relações sociais.
Associado ao vídeo e à troca de dados, o áudio potencia a troca de informação e
ajuda no estabelecimento/fortalecimento de relações sociais.
PDA’s e Internet
Devido às características dos PDA’s, smartphones e outros
dispositivos manuais, relativamente à autonomia, recepção wireless,
armazenamento de memória, na recepção e suporte de formatos vídeo, podem vir a
ser considerados como um recurso potencial no ensino online, a médio prazo.
Os média têm contribuído muito para a expansão do
conhecimento, no entanto, é preciso que este não seja mais uma forma de
transmitir o saber de uma forma linear, mas sim, que haja uma preocupação de um
novo paradigma na aquisição do saber, onde exista: reflexão, investigação,
estratégia e qualidade.
Bibliografia
Fahy, P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”. Athabasca University Press. Tradução de Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira (2011).Tatiana Serrão


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